O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

II - Família, comunidade e sociedade

Os adolescentes e as crianças  têm direito à informação,  à cultura, ao lazer, aos esportes, às diversões, aos espetáculos e aos  produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, segundo o E.C.A. - Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto,  é  dever de todos – família, governo e sociedade  prevenir a ocorrência de ameaça ou violação desses direitos. (meus grifos)

                        O Artigo 3º do Estatuto do Idoso versa sobre a  “obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.  (meus  grifos).

                       No Parágrafo único desse Artigo, a garantia de prioridade compreende:

IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.

Antigamente, nas sociedades tradicionais, os velhos eram muito considerados, por serem sinônimo de lembranças e sabedoria. Atualmente o descaso e o desprezo os excluem da sociedade, que os julga improdutivos. É comum encontrar idosos abandonados e ignorados dentro da própria família. O envelhecimento é um processo fisiológico e não está necessariamente ligado à idade cronológica.
Uma velhice tranqüila é o somatório de tudo quanto beneficie o organismo, como por exemplo, exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir em uma melhor qualidade de vida para ter-se uma velhice sadia. Ao contrário do que se pensa os idosos podem e devem manter vida ativa e se envolverem em atividades culturais e cívicas.
Os efeitos da diminuição natural do desempenho dos idosos  podem ser atenuados se forem desenvolvidos programas de atividades físicas e recreativas que visem a melhoria das capacidades motoras que apóiam a realização de sua vida cotidiana, dando ênfase na manutenção das aptidões físicas de principal importância no seu bem estar.
   A sociedade não pode permitir que os idosos, que, por tanto tempo contribuíram para o seu avanço, sejam excluídos desse novo mundo que eles mesmos   ajudaram a construir.
   O certo é que  a sociedade deve se adequar a esta população e proporcionar auxílio às modificações necessárias para que ela possa continuar com uma vida digna, atuando nas atividades que lhes forem agradáveis. 



Leia todo o Projeto: 


Licença Creative Commons
License.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.