O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

VI - Contemplando os idosos

O principal motivo de um Ser Humano querer mais tempo de vida é para que possa ter condições de alcançar suas metas pessoais: ver os filhos estabilizar-se nos seus empregos e nas suas novas famílias e obterem sucesso e felicidade; ver os netos crescerem com saúde  e com  prosperidade, e   aproveitarem os lucros do trabalho iniciado há décadas, são alguns exemplos.
Muitas vezes, entretanto, quando chega essa fase na vida, alguns idosos se afastam do convívio social, porque acreditam estarem “velhos demais”.
A maioria das mulheres viúvas, acostumada a se dedicar ao marido e filhos sente  “o ninho vazio”. Essas mulheres pensam que não têm mais nada de produtivo a realizar, principalmente, se moram sozinhas. Outras, entretanto, continuam dedicando-se aos filhos já adultos e aos netos, esquecendo-se de si mesmas. 
Para muitas, ter uma vida mais participativa passou a ser um desafio, pois  desconhecem suas potencialidades.
Alguns homens, ao se aposentarem, caem na depressão, porque acreditam que não têm mais nada a realizar. Já não podem executar tarefas a que eram acostumados, sentindo-se inúteis. Por não serem compreendidos e apoiados, acomodam-se, esperando a morte.
Nesse contexto, a sociedade  tem o dever de  promover  atividades que atendam as necessidades, expectativas e anseios da terceira idade, na busca de uma melhor qualidade de vida.


Ação 1


Sentido de Pertencimento


Objetivos


·         Mostrar aos idosos – através de palestras –  que, embora com o passar dos anos haja uma diminuição natural das capacidades físicas, como agilidade, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio e força, isso não significa o fim  das atividades manuais, mentais e intelectuais e, até mesmo, dos exercícios físicos.
·         Incentivar o convívio do idoso com a comunidade para que ele se sinta participante, com um projeto de vida de significado pessoal e comunitário.
·         Sensibilizar os idosos  para que eles passem  a lidar de modo criativo com as mudanças, os desafios e os sentimentos de exclusão social, estimulando o  uso de espaços do entorno para atividades culturais e sociais,
·         Contribuir para levá-los a desenvolver um novo olhar para o mundo, congregando-os em torno de objetivos cognitivos, sociais e afetivos.
·         Incentivar os idosos a participarem das ações propostas e também usar de sua criatividade para  contribuir com novas;
·         a  ser voluntário em algumas ações como, por exemplo, na “Hora do Conto”, “Hora do Lúdico”, e nas caminhadas  com as crianças;
·         a integrar algumas ações que contemplam os adolescentes;
·         a participar do  “Happy Hour de Idéias”.



Ação 2

Laboratório Afetivo

Encontro com psicólogos -  estagiários  universitários
  • Esta ação é específica para os idosos.

Objetivos


     Momento onde os idosos possam  expressar seus sentimentos e suas vivências – pode ser em grupo ou individual.


Ação 3


Exercício Físico

Porque fazer:

as modificações fisiológicas, como, articulações e músculos menos flexíveis, o aumento do percentual de gordura com a conseqüente diminuição de tônus muscular, acabam acarretando uma série de problemas ao adulto idoso, como: prejuízo no equilíbrio (afetando a própria mobilidade), diminuição da capacidade funcional, dores e agravamento de patologias crônicas. O movimento corporal além de aumentar a oxigenação e a circulação, facilita o fluxo energético nos diferentes níveis, favorecendo a assimilação de medicamentos e alimentos como a eliminação de substâncias agressivas.
Uma atividade adequada para os idosos é a caminhada. Ela tem sustentação de peso, é uma atividade de baixo impacto e envolve um desgaste calórico continuado pelos vários grupamentos musculares. Por ser uma atividade aeróbica, o volume de sangue ejetado pelo coração aumenta, diminuindo a freqüência cardíaca.  Há também um aumento da flexibilidade das artérias e veias, facilitando a circulação sangüínea, evitando os depósitos de gordura e afastando a possibilidade de hipertensão.



Objetivos 

·         Aumentar os níveis de auto-eficácia, controle interno, melhoria nos padrões do sono, relaxamento muscular, entre outros.
·         Despertar a consciência corporal na busca de atividades saudáveis.
·         Prazer e auto-expressão.
·         Adquirir atitudes mais positivas e  habilidade para lidar com as tensões