O Projeto Piloto aqui apresentado objetiva despertar nos pais o interesse na criação de Associações, em seus Condomínios, que incentivem a solidariedade, o afeto e a valorização das crianças e adolescentes para mantê-los longe das drogas, da violência e de outras ameaças à sua integridade. Cuidar de nossas crianças e adolescentes significa abrir espaços de ação criativa e transformadora da realidade social, pois eles são o futuro do Brasil, do Mundo! Cuidar de nossos idosos é cuidar de uma parte de nós mesmos.
.

08/09/2012

Pesquisa comprova que vinagre ajuda a emagrecer

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acompanhou 30 voluntários durante 30 dias. Metade do grupo tomava uma colher (sopa) de vinagre antes do almoço e outra antes do jantar. Adivinha só? Na turma do tempero, os voluntários emagreceram, em média, 2 quilos, sem mudar nada na alimentação.

Outro estudo recente, publicado no Journal of Food and Chemistry, também dos Estados Unidos, descobriu que tomar duas colheres (sopa) de vinagre diluído em água antes das principais refeições ajudou a reduzir índices de gordura corporal, os níveis de triglicérides no sangue e até a circunferência abdominal. “O vinagre ajuda a regular os genes que controlam a eliminação de gordura pelo organismo, evitando que ela se acumule”, explica Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).

Vinagre ajuda a controlar a compulsão
O ácido acético, presente em todos os tipos de vinagre, é apontado como um poderoso recurso para manter o metabolismo ativo. “O vinagre contém vitaminas e sais minerais, como o magnésio, o potássio e o ferro, que ajudam a nutrir as células. Além disso, ele tem ácido málico, que participa das reações químicas responsáveis por gerar energia celular. Com as células bem ativas, o metabolismo passa a funcionar a mil”, esclarece Fernanda Granja, nutricionista funcional (SP). “Alguns estudos também mostraram que o ácido acético aumenta a termogênese, ou seja, o gasto de energia”, complementa Roseli Rossi.

O vinagre ajuda, ainda, a manter estáveis os níveis de glicemia no sangue. Foi o que apontou uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico alemão Annals of Nutrition and Metabolism. O estudo provou que o vinagre é capaz de baixar os índices glicêmicos de pratos ricos em carboidratos, como as massas, fazendo que demorem mais tempo para serem absorvidos pelo corpo, o que evita os picos de insulina seguidos de episódios de compulsão. Segundo os autores, o consumo do tempero antes das refeições pode diminuir o índice glicêmico do que estiver no prato em até 20%.

Os benefícios do vinagre para a saúde
O ácido do vinagre também é reconhecido como antisséptico e antibiótico e já era usado pelos antigos no tratamento de ferimentos e inflamações. “Ele funciona como se fosse um adstringente e circula rapidamente por todo o corpo, fazendo uma verdadeira limpeza interna e facilitando o trabalho do fígado, que é o filtro do nosso organismo”, garante Daniela Hueb, nutróloga (SP). Quem se submete a essa faxina regularmente não só dá adeus às toxinas e aos  líquidos como também passa a exibir pele e cabelo radiantes. Não menos importante é a ação do tempero sobre a digestão. “Ele estimula a secreção de suco gástrico, facilitando a quebra dos alimentos e a absorção de seus nutrientes. Como consequência, o intestino também é beneficiado”, diz Cinthia Perine, nutricionista funcional (SP). E até para controlar a pressão o vinagre é uma boa pedida. O vinagre acentua o sabor dos demais condimentos e permite que a quantidade de sal adicionada aos pratos seja reduzida. E com menos sódio na dieta, o inchaço também diminui.

Vinagre na dose certa
Segundo os especialistas, duas colheres (sopa) de vinagre por dia são o suficiente para garantir todos esses benefícios. O ideal é consumi-lo nas refeições principais, na salada da entrada, como molho para as massas ou até acompanhando a sobremesa. “Quem preferir pode misturar uma colher (sopa) do vinagre em um copo de água e adoçar com uma colher (sopa) de mel. Puro ou diluído, o efeito é o mesmo”, diz Fernanda Granja. A receita funciona bem em substituição ao suco que acompanha as refeições. Só não vale exagerar!A dose diária do líquido deve ficar mesmo entre duas e três colheres (sopa), para evitar danos ao estômago, como azia e queimação. Quem tem gastrite ou úlcera deve evitar o consumo.Escolha seu tipo de vinagre

Existem vários tipos de vinagre no mercado e alguns apresentam outras propriedades benéficas à saúde, além das já citadas. Conheça e saiba como incorporar cada um deles ao seu cardápio diário. Você já viu que vale a pena, não é mesmo?

Tipos de vinagres
Existem vários tipos de vinagre. Escolha o que mais se adequa ao seu paladar

Vinagre balsâmico

Por que faz bem
É produzido a partir da fermentação do vinho e, depois, é envelhecido em tonéis. Mesmo assim, o alimento preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas, entre elas os flavonoides, associadas com uma redução no risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

Como usar
É mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas

Vinagre de maçã

Por que faz bem
É obtido do processo de fermentação da fruta. Por isso, preserva algumas substâncias contidas nela, tais como a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Também possui teores mais elevados de minerais e vitaminas em relação aos demais.

Como usar
É o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.

Vinagre de arroz

Por que faz bem
É conhecido como vinagre japonês, produto da fermentação do cereal. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.

Como usar
Tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.

Vinagre de vinho tinto

Por que faz bem
Elaborado a partir da bebida, também conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular.

Como usar
Além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.

Vinagre de vinho branco

Por que faz bem
Oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor.

Como usar
É um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.br

Leia também:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.